[Resenha] Confissões Online - Iris Figueiredo

14:03

Já pensou em como seria ter sua vida aparentemente perfeita, com os amigos perfeito, e o melhor namorado do universo - ou assim, era como ela os considerava- virada de cabeça para baixo? Mariana Prudente sabe bem o que é isso.
Em um dia, ela tinha tudo: amigos, popularidade e um namorado atencioso; no outro, estava solteira, sem amigos, e, como se não pudesse piorar, seu nome estava rabiscado nas paredes do banheiro acompanhado de adjetivos nada legais para se definir uma garota - ou qualquer outra pessoa. E o motivo? Uma mentira.
Quando se via entrando para seu último ano escolar antes de se formar, Mariana se imaginava vivendo o melhor ano de todos, cheio de descobertas, novos amigos e o tão sonhado intercambio pelo Canadá. Mas o que parecia ser um ano cheio de novas expectativas e aventuras, se tornou o pior ano de sua vida.
Tudo isso começou no inicio do ano letivo quando Melissa, sua irmã mais velha e dramática, resolveu se casar na mesma época em que seu intercambio aconteceria. Para a tristeza de Mariana, seus pais anunciaram que não poderiam bancar o sonho das duas filhas ao mesmo tempo. Não é nem preciso dizer que o intercambio foi para o beleléu, não é mesmo?  Como se ter seu sonho destruído não fosse ruim o bastante, uma mentira sobre a vida de Mari é espalhada pelos corredores do colégio onde estuda e todos aqueles á quem um dia chamou de amigos - e pensou ser o amor de sua vida- a abandonam. Desde então, nossa protagonista se sente sozinha e que está a ponto de explodir caso não desabafe sobre toda e pressão que está sofrendo, e é ai que ela decide criar o ''Marinando''.

Decidida a não se calar, Mariana cria um canal no youtube com o nome ''Marinando'', onde ela posta videos sobre tudo o que pensa e sente; afinal, qual o problema de expor seus pensamentos e opiniões na internet ? Afinal,seus vídeos são apenas um em um milhão; qual a probabilidade de alguém assisti-los? Ela esperava que nenhuma.
Em meio a histeria de sua irmã mais velha e o fim de sua vida social, Mariana encontra sua luz no fim do túnel: Tempest, sua banda favorita irá tocar em sua cidade. Tudo bem que o fato de poder ver seus ídolos de perto não irá acabar com a fome no mundo, e nem mesmo com a rede de problemas que a cercam, mas isso a ajudará a manter a mente mais leve.
Em meio a euforia de conhecer seus maiores ídolos, Mari acaba conhecendo Arthur, um cara três anos mais velho e que se habilita a ajuda-la a estudar para o tão temido vestibular. Com sua nova amizade, ela resolve postar um novo conteúdo em seu canal: conteúdo este que consiste em vídeos constrangedores de sua irmã em momentos de puro estresse com a adição de comentários ácidos sobre a situação.
O que era para ser apenas uma brincadeira, virou um bola de neve cheia de problemas que rolavam em direção a apenas uma pessoa: ela mesma. 
Assim que recebi o livro, devorei-o no mesmo dia! O motivo: ele é simplesmente um dos melhores livros que já li. Além da leitura ser fácil, o enredo é envolvente e cheio de mistérios sobre o boato que levou a protagonista chegar onde chegou. 
Uma das características que mais me agradaram durante a leitura, foi a intimidade que a autora conseguiu criar entre a personagem e o leitor: chorei, ri e sofri a cada capítulo. Era como se, a cada página, eu estivesse mais próxima de Mariana e estivesse compartilhando de seus sentimentos - suas dores, principalmente.
Como a adolescente viciada em internet que sou, consegui compreender os medos e a euforia de se ter algo, um lugar só seu, neste vasto mundo cibernético.
O mundo de Mariana não é diferente do meu ou do seu, ele é apenas um pouco mais desastroso  e propenso a dramas adolescentes e noivas malucas. E, por esse e outros mil motivos, que você precisa ler esse livro!

Compre aqui: Editora ÉvoraSaraiva | Livraria Cultura | Submarino

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

0 comentários