[RESENHA] Vacas - Dawn O'Porter

07:09

Vacas, da autora Dawn O'Porter, é o tipo de livro que toda mulher -feminista ou não- deveria ler!

O livro tem como protagonista três mulheres: Tara, Cam e Stella. Todas, apesar de levarem vidas distintas, sofrem do mesmo mal: a pressão da sociedade para faze-las seguir o rebanho.

Tara é mãe de Annie, e seu concebimento foi com um estranho do qual Tara não faz ideia (e nem quer) de onde esteja. Sendo a mulher independente que é, criou a filha sozinha enquanto construía uma carreira profissional de dar inveja a qualquer um - inclusive de seus companheiros de trabalhos. Se ser uma mãe solteira já é uma difícil missão, tente adicionar um chefe machista na lista e entenderá um pouco sobre como é a vida de Tara.

Stella se sente incompleta. Durante toda a sua infância e adolescência, antes de sua irmã gêmea ser levada pelo câncer, ela era apenas uma sombra de Alice, a gêmea simpática, divertida e amiga de todos e, agora que sua irmã se foi, é como se ela não existisse. Assombrada e temerosa pela doença que levou duas das pessoas que mais amava no mundo, a jovem coloca na cabeça que apenas uma coisa poderia deixa-la realizada: um filho, e ela irá fazer de tudo para conseguir um.

Cam é uma blogueira famosa e, apesar de ser independente e dona de si, é vitima da pressão familiar para se casar e constituir uma família, entretanto, este não é o tipo de vida que vê para seu futuro; ela não quer se casar, não quer ter filhos e, com certeza, não quer abandonar seu estilo de vida em prol de outros pessoas.

Vacas é a personificação de toda a pressão imposta pela sociedade para que as mulheres se enquadre em seus moldes, e as consequências de quem decide não se juntar ao rebanho, afinal, nem toda mulher quer ser princesa.


Sabe aquela sensação maravilhosa na boca do estomago que acontece sempre que encontramos alguém que pensa como a gente, tem os mesmos ideais e, de quebra, toma decisões que você se vê tomando na mesma situação? Pois é, foi essa a sensação que senti durante a leitura. 

De todas as personagens, Tara e Cam são as que mais me cativaram - principalmente Cam-, e me vi desejando poder bater um papo com ambas sobre questões sociais e, principalmente, feminismo! (seria meu sonho de princesa? haha)


A equipe responsável pelos detalhes gráficos do livro precisa ser aplaudida de pé! A capa é simplesmente maravilhosa, em tons de amarelo e preto, assim como a lombada.

Enquanto isto, a quarta capa é amarela e com uma ilustração incrível de uma vaca com todos os adjetivos machistas usados para descrever mulheres com opinião própria.





A diagramação também não deixou a desejar, e está incrível!





Quer mais indicações de livros e séries? Siga nosso instagram!

Adquira já: Saraiva | Adicione na sua biblioteca do Skoob.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

0 comentários